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Filipa Santos Broker da Remax Maxidomus
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Todos nós somos vendedores?

Em "Vender é Humano", de Daniel H. Pink, o autor defende que todos estamos sempre a vender, seja um produto, uma ideia ou a nós mesmos. Ele defende que vender, hoje, é mais sobre ajudar do que persuadir e apresenta três qualidades essenciais para isso: Afinidade, Flutuabilidade e Clareza, tornando a venda uma habilidade universal no dia a dia.
Leia este artigo em 5 minutos de leitura.

Neste artigo vou falar sobre Daniel H. Pink e a sua abordagem no livro “Vender é Humano”. Ele começou a sua carreira como redator de discursos políticos, incluindo o de Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos. Após essa experiência, Pink passou a dedicar-se à escrita e pesquisa sobre o comportamento humano, inovação e negócios, alcançando uma notoriedade e sucesso global, tornando-se um dos principais pensadores da atualidade no campo da motivação e comportamento humano. Nos seus livro tem vindo a explorar temas como a motivação intrínseca, a psicologia da venda e o futuro do trabalho, fugindo à visão tradicional e oferecendo importantes insights baseados em pesquisas cientificas e estudos de caso.

Conhecer este autor ajuda-nos a perceber melhor a evolução do que é vender.

“Vender é Humano”

Quando em 2012 Daniel H. Pink lançou o livro “Vender é Humano” ele foi disruptivo e surpreendente, argumentando que, em algum nível, todos nós independentemente da profissão estamos constantemente envolvidos em atividades de “venda” — seja convencendo, influenciando ou persuadindo os outros. Pink desafiou a visão tradicional dos vendedores, argumentando que, na era digital, vender deixou de ser uma atividade limitada a vendas comerciais e passou a ser parte da vida diária, em resumo: todos nós passamos parte da nossa vida a vender.

Neste livro o autor apresentou um novo modelo de vendas, baseado em três qualidades essenciais: Afinidade, FlutuabilidadeClareza (irei explorar estes temas mais abaixo).

Pink também defendeu que, em vez de manipulação, as vendas modernas se baseiam em autenticidade e empatia, porque num mundo onde a informação é amplamente acessível, a capacidade de influenciar os outros é mais sobre ajudar do que convencer ou manipular.

1. Afinidade

A Afinidade refere-se à capacidade de se colocar no lugar do outro, ou seja, de se ajustar às necessidades, emoções e pontos de vista das pessoas com que se está a interagir. Para Pink, a afinidade é crucial porque entender o cliente ou interlocutor e o primeiro passo para influenciá-lo de forma eficaz. Isso envolve empatia, mas vai além, exigindo que o vendedor ajuste sua atitude e comunicação de acordo com a perspectiva do outro. A Afinidade exige:

  • Reduzir o senso de poder: Para criar afinidade, é importante abordar as interações com humildade, reconhecendo o poder e as necessidades do outro.
  • Procurar compreender o pensamento e as motivações do cliente, além de suas emoções (fazer as perguntas certas e saber ouvir é muito importante).
  • Adaptação subtil da linguagem corporal e do tom de voz ao seu interlocutor para criar uma conexão mais natural e profunda.

2. Flutuabilidade

flutuabilidade é a capacidade de manter-se resiliente perante a rejeição e a adversidade, que são inevitáveis no processo de vendas e persuasão. Pink descreve essa qualidade como essencial para “flutuar” num ambiente cheio de “nãos” e desafios, sem ser arrastado para o fundo. Para desenvolver flutuabilidade, o autor sugere:

  • Autoconfiança antes da interação: Fazer perguntas a si mesmo sobre a tarefa à frente, em vez de simplesmente afirmar que será bem-sucedido (preparação antecipada de potenciais questões e objeções e respostas e ações mais adequadas).
  • Otimismo durante a interação: Manter uma visão positiva e construtiva sobre o processo, encarando obstáculos como oportunidades e evolução.
  • Reflexão após a interação: Analisar o que deu certo e o que pode ser melhorado, sem se focar exclusivamente nas falhas.

3. Clareza

A Clareza é a capacidade de entender e definir os problemas com precisão, ajudando os outros a visualizarem as soluções de forma clara. Segundo o autor, o vendedor em vez de se focar na simples entrega de informações, o papel de um bom vendedor ou influenciador é fazer as perguntas certas que ajudem a revelar as necessidades ocultas ou os problemas que o cliente não tinha identificado. Para desenvolver clareza, é importante:

  • Identificar problemas ocultos: Mais do que resolver problemas óbvios, os bons vendedores ajudam os clientes a descobrir questões que eles mesmos não perceberam.
  • Simplificar a complexidade: Trazer clareza envolve transformar situações complicadas em algo simples e compreensível.
  • Oferecer soluções: Uma vez que os problemas são identificados com clareza, o vendedor pode então oferecer soluções adequadas e personalizadas.

Conclusão:

Para Daniel H. Pink, o vendedor bem-sucedido no mundo moderno não é aquele que simplesmente empurra produtos para os seus clientes, mas sim alguém que usa a afinidade para se conectar com os outros, a flutuabilidade para resistir à rejeição, e a clareza para ajudar a resolver os problemas. Podemos também concluir que estas qualidades são essenciais não apenas em vendas tradicionais, mas em qualquer área que envolva a persuasão e a influência.

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