Segundo as previsões do Boletim Económico do Banco de Portugal, datado de Outubro de 2023, a economia Portuguesa deverá registar um evolução para as taxas de variação do PIB de 2,1% em 2023, 1,5% em 2024 e 2,1% em 2025.
No que respeita à inflação, é previsto continuar a reduzir-se, com variações anuais do IHPC de 5,4% em 2023, 3,6% em 2024 e 2,1% em 2025.
O ano de 2023 começou com um forte dinamismo económico em Portugal, mas verificou-se uma estagnação no segundo e terceiro trimestres, prevendo-se um crescimento fraco até ao final do ano.
Sendo Portugal uma economia aberta, muito exposta e dependente de fatores externos, o menor dinamismo dos principais parceiros comerciais está a ter impacto no dinamismo económico nacional, a que acresce os efeitos cumulativos da inflação e o agravamento das condições financeiras refletidas no aumento considerável dos juros.
Verifica-se então um desempenho menos favorável nas exportações, mas também (embora em menor grau) do consumo privado e da formação bruta de capital fixo, em especial publica.
É espectável que as condições financeiras (juros altos) atuais se arrastem e venham a limitar a atividade em 2024 e 2025, embora também seja previsível que comece a verificar-se durante o ano de 2024, um ligeiro abrandamento da taxa de juros actuais. Por outro lado, prevê-se que a taxa de inflação reduza e possa “compensar” favoravelmente o poder de compra das famílias, alavancado com a aceleração da entrada de fundos da EU e, um maior dinamismo da procura externa.
Estas perspetivas face à área do euro, antecipam para a economia Portuguesa a continuidade de um crescimento superior no período de 2024 e 2025, com um diferencial médio anual de 0,5 pp.
Durante todo o ano de 2023 verificou-se uma redução constante da inflação e perspetiva-se que essa tendência se mantenha até ao final de 2023, refletindo-se nomeadamente na evolução dos preços de bens de consumo, nomeadamente na energia e na alimentação. Para os próximos dois anos, as projeções apontam para a convergência da inflação em 2025 para os valores consistentes com a estabilidade de preços, num contexto de restritividade da política monetária e expectativas de inflação ancoradas no objetivo do BCE.
No que respeita ao crescimento do PIB, as projeções existentes apontam para a manutenção de um crescimento que se deverá basear em dois pilares: investimento e exportações.
Quanto ao mercado de trabalho, prevê-se que haja uma estabilidade da evolução favorável, com mais emprego e continuação de ganhos reais dos salários.
Instabilidade Global – Os desafios e as oportunidades
Em termos internacionais existem variados focos de instabilidade global, com impacto direto, na qualidade de vida das populações e dos países um pouco por todo o mundo. Vivemos tempos exigentes e desafiantes e é importante estarmos na posse de informação credível, que nos possa ajudar a tomar decisões racionais e que nos possam ajudar a criar mais prosperidade e estabilidade.