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          Filipa Santos Broker da Remax Maxidomus
          O que têm em comum um atleta de elite e um vendedor de topo? Mais do que imagina. Ambos dependem de disciplina, foco, resiliência e uma mentalidade orientada para a superação de limites. Descubra neste artigo como as estratégias que levam ao sucesso no desporto podem inspirar o desempenho excecional no mundo das vendas.
          Leia este artigo em 8 minutos de leitura.
          Mindfulness A chave para um maior foco, bem-estar e conexões autênticas
          Filipa Santos Broker da Remax Maxidomus
          Num mundo cheio de distrações, Mindfulness oferece uma forma poderosa de se focar no momento presente, reduzindo o stresse e aumentando o bem-estar. Neste artigo, procuro explorar como a prática da atenção plena pode melhorar o seu foco no trabalho e fortalecer suas relações pessoais.
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          Crédito Habitação Alívio nas Prestações e Impulso no Mercado Imobiliário
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          Com a descida das taxas Euribor, Dezembro trás um verdadeiro alívio financeiro para muitas famílias com crédito habitação. Este ajuste nas prestações representa não só uma oportunidade de poupança significativa, mas também um impacto positivo no setor imobiliário, criando novas oportunidades para quem procura realizar o sonho da casa própria.
          Leia este artigo em 5 minutos de leitura.
          Como alcançar o sucesso e tornar-se um Top Performer no setor imobiliário
          Filipa Santos Broker da Remax Maxidomus
          No setor imobiliário, destacar-se como um Top Performer é o objetivo de muitos, mas uma conquista reservada a quem alia talento, esforço, estratégia e dedicação. Não se trata apenas de vender imóveis, mas de construir uma carreira sólida, baseada em conhecimentos profundos, relacionamentos duradouros e uma constante adaptação às exigências do mercado. Neste artigo, falo de práticas essenciais para atingir o sucesso no competitivo mundo do imobiliário, transformando desafios em oportunidades e clientes em parceiros de confiança.
          Leia este artigo em 6 minutos de leitura.
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Filipa Santos Broker da Remax Maxidomus
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Porque é que o consultor imobiliário é importante para um promotor imobiliário?

O Promotor Imobiliário (esteja ele focado na urbanização, construção nova, reabilitação, ou outra), é o player do setor imobiliário que mais riscos corre, na medida em que uma má decisão de investimento ou de percepção de mercado muitas vezes ainda antes de “lançar as mão à obra”, pode colocar em risco, uma vida de investimentos e de trabalho. E tudo isto porque no momento estratégico, se ele não tiver toda a informação necessária, poderá originar potenciais percepções de mercado desfasadas da realidade, pondo em causa investimentos avultados.

Tal como o ambiente económico, com altos e baixos, também é expectável que o mercado imobiliário viva momentos de maior ou menor incerteza e procura, com impactos diretos no tipo de investimentos que se fazem. E se, quando o mercado está em alta toda a dinâmica do mercado pode disfarçar os bons ou maus investimentos, quando está em baixa, todos os cuidados são poucos.

Verifica-se que apenas alguns (muito poucos) dos grandes investimentos imobiliários, envolvem estudos abrangentes, de investimento e retorno, com os serviços de consultoria imobiliária, a serem chamados logo no processo de idealização e concepção das tomadas de decisão inicial, e consequente acompanhamento do sucesso de todo o projecto ao nível de conceptualização, promoção e comercialização, e não só e apenas na fase final de comercialização.

A importância da tomada de decisão certa do Promotor Imobiliário

Um negócio de sucesso depende na maioria das vezes da tomada de decisão inicial certa e acredito que nem sempre seja fácil decidir. Por um lado pela pouca transparência do mercado imobiliário e também pela escassa informação disponível. Por estes motivos, todos os dados adicionais e especialmente de quem trabalha com o mercado no dia a dia podem fazer a diferença.

Para o Promotor Imobiliário, tomar decisões muitas vezes assentes em expectativas e convicções, por exemplo em construir ou não em terrenos próprios, é um dilema que pode fazer toda a diferença.

Acredito que estejamos perante a necessidade de mudança de mentalidades. E venhamos a verificar cada vez mais, com maior frequência um trabalho de equipa entre o Consultor Imobiliário e Promotor Imobiliário, no inicio dos projectos, tal como existe por exemplo com um arquitecto ou engenheiro.

Encontrar o consultor imobiliário certo

Trabalhar com um Consultor Imobiliário especializado e focado num determinado projeto, poderá ser um fator crítico de sucesso, mas é importante escolher o Consultor certo.

O Consultor Imobiliário

O consultor imobiliário é um profissional especializado, que agrega várias competências, desde um conhecimento e interpretação profunda do mercado especifico, que consiga analisar e comparar de forma crítica e racional cada ideia de projeto. Faz um trabalho especializado de assessoria estratégica e financeira ao investidor, na ajuda de tomadas de decisões, sendo que muitas vezes a hipótese certa a recomendar é a decisão de não investir. O trabalho do consultor imobiliário é um serviço que deverá ser pago pelo estudo e recomendação de decisão, não representando dessa forma um conflito de interesses.

Os Promotores Imobiliários o que ganham em contratar o serviço de um Consultor Imobiliário.

A maioria dos Promotores / Investidores Imobiliários, têm um adequado conhecimento do mercado e dos processos. Mas é difícil dominar todos os indicadores e processar todas as informações, e muitas vezes existem dados e estatísticas que não revelam tudo, no conhecimento e experiência do terreno e da procura efetiva.

É comum o Promotor Imobiliário contratar uma ou várias empresas de mediação imobiliária para assegurar todo o processo de transações no final do projeto ou da obra, ou seja, na fase do real processo de venda.

Mas, poucas são as situações onde a mediação imobiliária é chamada na fase de idealização do projeto, com o objetivo de contribuir com o seu know-how e experiência, fornecendo informações importantes que podem influenciar a tomada de decisões e consequente reforço da garantia de sucesso do projeto e da sua promoção.

Acredito que para os Promotores Imobiliários, não é importante apenas as transações, mas sim todo o processo e eficiência que leva até estas. É natural, que queiram construir parcerias de estabilidade e continuidade com fornecedores de produtos e serviços, que assegurem e garantam decisões chave, desde o início do processo até ao pós-vendas. E quando tudo corre bem a tendência é de continuidade, criando laços entre fornecedores e clientes duráveis e sustentáveis.

Por tudo o que está descrito acima, verifica-se que para um Promotor Imobiliário, um Consultor Imobiliário profissional e especializado, é muito mais do que apenas um “vendedor”. Poderá e deverá ser um parceiro, que coloca o seu know-How, e capacidade de interpretação de todo o mercado, do início do projeto ao pós-venda.

O que pode fazer o Consultor Imobiliário:

  • Analisar e interpretar todos os dados da oferta e procura do mercado (online e offline);
  • Ir para o terreno, fazendo uma análise, falando com as pessoas certas para ter uma avaliação real (na zona de influência do projeto e mesmo no mercado de forma alargada), analisando e avaliando as ofertas existentes e que seja comparáveis ou potencialmente comparável, assim como os valores e imóveis vendidos recentes que não estejam disponíveis na internet;
  • Fazer análises comparativas de mercado e fora do mercado, para se obter uma visão crítica e alargada do todo o potencial de procura e diferenciação;
  • Fazer uma análise e previsão dos tempos de absorção;
  • Pesquisar e avaliar os possíveis targets que poderão influenciar toda a estratégia do projeto de construção, comercial e de comunicação;
  • Saber comunicar com o cliente final (B2B) e com o cliente empresarial (B2C);
  • O Consultor Imobiliário, poderá não conseguir ser especialista em todas as áreas necessárias como marketing, branding, etc, mas deverá reunir-se de pessoas altamente competentes que em equipa oferecem a solução;
  • Nos negócios, a racionalidade deve sobrepor-se à emotividade. Muitos promotores ou investidores acabam por se apaixonar por um certo projeto, e quando existe uma relação de confiança e competência técnica, estando o consultor focado em garantir um aconselhamento adequado, poderá ser uma valiosa ajuda para a garantia de sucesso do projeto.

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