O Promotor Imobiliário (esteja ele focado na urbanização, construção nova, reabilitação, ou outra), é o player do setor imobiliário que mais riscos corre, na medida em que uma má decisão de investimento ou de percepção de mercado muitas vezes ainda antes de “lançar as mão à obra”, pode colocar em risco, uma vida de investimentos e de trabalho. E tudo isto porque no momento estratégico, se ele não tiver toda a informação necessária, poderá originar potenciais percepções de mercado desfasadas da realidade, pondo em causa investimentos avultados.
Tal como o ambiente económico, com altos e baixos, também é expectável que o mercado imobiliário viva momentos de maior ou menor incerteza e procura, com impactos diretos no tipo de investimentos que se fazem. E se, quando o mercado está em alta toda a dinâmica do mercado pode disfarçar os bons ou maus investimentos, quando está em baixa, todos os cuidados são poucos.
Verifica-se que apenas alguns (muito poucos) dos grandes investimentos imobiliários, envolvem estudos abrangentes, de investimento e retorno, com os serviços de consultoria imobiliária, a serem chamados logo no processo de idealização e concepção das tomadas de decisão inicial, e consequente acompanhamento do sucesso de todo o projecto ao nível de conceptualização, promoção e comercialização, e não só e apenas na fase final de comercialização.
A importância da tomada de decisão certa do Promotor Imobiliário
Um negócio de sucesso depende na maioria das vezes da tomada de decisão inicial certa e acredito que nem sempre seja fácil decidir. Por um lado pela pouca transparência do mercado imobiliário e também pela escassa informação disponível. Por estes motivos, todos os dados adicionais e especialmente de quem trabalha com o mercado no dia a dia podem fazer a diferença.
Para o Promotor Imobiliário, tomar decisões muitas vezes assentes em expectativas e convicções, por exemplo em construir ou não em terrenos próprios, é um dilema que pode fazer toda a diferença.
Acredito que estejamos perante a necessidade de mudança de mentalidades. E venhamos a verificar cada vez mais, com maior frequência um trabalho de equipa entre o Consultor Imobiliário e Promotor Imobiliário, no inicio dos projectos, tal como existe por exemplo com um arquitecto ou engenheiro.
Encontrar o consultor imobiliário certo
Trabalhar com um Consultor Imobiliário especializado e focado num determinado projeto, poderá ser um fator crítico de sucesso, mas é importante escolher o Consultor certo.
O Consultor Imobiliário
O consultor imobiliário é um profissional especializado, que agrega várias competências, desde um conhecimento e interpretação profunda do mercado especifico, que consiga analisar e comparar de forma crítica e racional cada ideia de projeto. Faz um trabalho especializado de assessoria estratégica e financeira ao investidor, na ajuda de tomadas de decisões, sendo que muitas vezes a hipótese certa a recomendar é a decisão de não investir. O trabalho do consultor imobiliário é um serviço que deverá ser pago pelo estudo e recomendação de decisão, não representando dessa forma um conflito de interesses.
Os Promotores Imobiliários o que ganham em contratar o serviço de um Consultor Imobiliário.
A maioria dos Promotores / Investidores Imobiliários, têm um adequado conhecimento do mercado e dos processos. Mas é difícil dominar todos os indicadores e processar todas as informações, e muitas vezes existem dados e estatísticas que não revelam tudo, no conhecimento e experiência do terreno e da procura efetiva.
É comum o Promotor Imobiliário contratar uma ou várias empresas de mediação imobiliária para assegurar todo o processo de transações no final do projeto ou da obra, ou seja, na fase do real processo de venda.
Mas, poucas são as situações onde a mediação imobiliária é chamada na fase de idealização do projeto, com o objetivo de contribuir com o seu know-how e experiência, fornecendo informações importantes que podem influenciar a tomada de decisões e consequente reforço da garantia de sucesso do projeto e da sua promoção.
Acredito que para os Promotores Imobiliários, não é importante apenas as transações, mas sim todo o processo e eficiência que leva até estas. É natural, que queiram construir parcerias de estabilidade e continuidade com fornecedores de produtos e serviços, que assegurem e garantam decisões chave, desde o início do processo até ao pós-vendas. E quando tudo corre bem a tendência é de continuidade, criando laços entre fornecedores e clientes duráveis e sustentáveis.
Por tudo o que está descrito acima, verifica-se que para um Promotor Imobiliário, um Consultor Imobiliário profissional e especializado, é muito mais do que apenas um “vendedor”. Poderá e deverá ser um parceiro, que coloca o seu know-How, e capacidade de interpretação de todo o mercado, do início do projeto ao pós-venda.
O que pode fazer o Consultor Imobiliário:
- Analisar e interpretar todos os dados da oferta e procura do mercado (online e offline);
- Ir para o terreno, fazendo uma análise, falando com as pessoas certas para ter uma avaliação real (na zona de influência do projeto e mesmo no mercado de forma alargada), analisando e avaliando as ofertas existentes e que seja comparáveis ou potencialmente comparável, assim como os valores e imóveis vendidos recentes que não estejam disponíveis na internet;
- Fazer análises comparativas de mercado e fora do mercado, para se obter uma visão crítica e alargada do todo o potencial de procura e diferenciação;
- Fazer uma análise e previsão dos tempos de absorção;
- Pesquisar e avaliar os possíveis targets que poderão influenciar toda a estratégia do projeto de construção, comercial e de comunicação;
- Saber comunicar com o cliente final (B2B) e com o cliente empresarial (B2C);
- O Consultor Imobiliário, poderá não conseguir ser especialista em todas as áreas necessárias como marketing, branding, etc, mas deverá reunir-se de pessoas altamente competentes que em equipa oferecem a solução;
- Nos negócios, a racionalidade deve sobrepor-se à emotividade. Muitos promotores ou investidores acabam por se apaixonar por um certo projeto, e quando existe uma relação de confiança e competência técnica, estando o consultor focado em garantir um aconselhamento adequado, poderá ser uma valiosa ajuda para a garantia de sucesso do projeto.