Filipa Santos Broker da Remax Maxidomus
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Open House Imobiliário

Open House ou Open Day é uma técnica de marketing imobiliário que nasceu nos Estados Unidos e dado o seu sucesso, rapidamente se espalhou pela Europa.

O que é uma Open house e como funciona?

A Open House, é um evento criado onde todos os potenciais clientes visitam um imóvel à venda ao mesmo tempo. O seu objetivo é despertar o interesse dos compradores, reforçando a percepção de que não são os únicos interessados e reduzir do tempo de venda. Na Open House, o comprador não necessita de fazer obrigatóriamente qualquer tipo de marcação ou reserva para visitar o imóvel.

Embora pareça simples à primeira vista realizar um Open House, na realidade, terá de haver uma organização e uma estratégia aplicadas da forma correta para que se consiga obter bons resultados.

O objetivo é vender o imóvel, dando a conhecê-lo ao maior número possível de pessoas, no menor tempo possível. É também uma excelente oportunidade para reforçar a networking e identificar potenciais novos clientes para futuros negócios.

Como se prepara uma Open house?

1. Preparativos prévios

  • Analisar a base de dados de clientes e networking, e organizar uma lista do público alvo;
  • Anunciar o evento antecipadamente (redes sociais, páginas web imobiliárias, flyers, email marketing, telemarketing…);
  • Presentear as pessoas que tiveram o cuidado de reservar uma hora na Open House, com uma oferta especial;
  • Preparar todos os dossiers informativos sobre o imóvel e cartões de contacto profissionais.
  • Tentar escolher o dia perfeito (analisar a meteorologia e tentar escolher um dia com menos carga laboral, o sábado poderá ser uma boa escolha).

2. Preparar o imóvel

  • A preparação do imóvel é muito importante. Alguns consultores imobiliários, em certos negócios, poderão aconselhar os proprietários a recorrem previamente ao home Staging, de forma a valorizar o espaço e, prepará-lo para posteriormente criar uma Open House;
  • Investir em marketing (marketing digital, flyers, merchandising);
  • Prepara um pequeno catering, de acordo com a estação do ano e potencial do imóvel.
  • Dispor de uma equipa de vendas bem treinada para atender aos visitantes, com elementos que sejam capazes de transformar as visitas em subsequentes negociações.
  • Procurar criar o evento com um horário amplo e fora do horário laboral.

3. Avaliar os resultados

Só avaliando resultados se consegue melhorar e tentar obter maiores ganhos de eficiência em futuros eventos.

É importante fazer o follow-up de todos os potenciais clientes que foram à Open house, todas opiniões contam, mesmo aquelas que não gostamos de ouvir.

Na recolha da máxima de informação, a utilização das ferramentas digitais podem ser um forte aliado. O email marketing usado junto da networking, poderá facultar-nos dados analíticos importantes.

Também o marketing digital feito em redes sociais, pode-nos dar indicadores importantes como: investimento vs o alcance, visualizações, cliques, número de pessoas que disseram que iram estar presente e as que apareceram realmente, etc.

Poderá até descobrir, através do cruzamento de oportunidades, e follou-up da base de dados de clientes que estiveram presentes, quais são os potenciais clientes que podem estar interessados no imóvel da Open House, ou em outros imóveis em carteira.

Outras dicas para uma Open House

  • Publicar fotos e um vídeo do imóvel nas redes sociais;
  • Deixar de lado o papel (opcional) e começar a regista teus os seus clientes em bases de dados digitais, que possa consultar através de várias plataformas, como por exemplo o seu telemóvel e, que possa ser depois ser segmentada e trabalhada;
  • Utilizar a publicidade para convidar os vizinhos, deixando-lhes flyers “cabide” na porta, esta é uma oportunidade de falar sobre o evento, dando-se a conhecer, mas também abrir janelas de oportunidade para potenciais futuros negócios;
  • Publicitar a Open House no Facebook, Instagram e Linkedin (para negócios mais corporativos);
  • Organizar sorteios ou concursos no dia da Open house;
  • Oferecer chocolate em todas as divisões e entretém com música;
  • Colocar a planta da casa num lugar visível e os seus contactos profissionais;
  • Apresentar numa zona bem visível, informações importantes sobre os serviços ou mais valias das zonas envolventes.

Erros comuns numa Open house

  • Permitir que o proprietário assista;
  • Deixar animais de estimação na casa;
  • Não acompanhar as pessoas numa visita ao imóvel.

Vantagens e desvantagens de uma Open house

Podemos destacar algumas vantagens:

  • Quando se consegue tirar um evento como muitas pessoas a visitar um imóvel, poderemos demonstrar que há muita procura, criando a percepção de urgência na apresentação de uma proposta de compra entre os clientes potenciais;
  • Poupar tempo tanto em viagens como em visitas. Tudo se faz apenas num dia;
  • número de visitas será mais reduzido, poupando tempo e dinheiro;

A única desvantagem, poderá ser o tratamento individual e personalizado, que em Open Houses com muitas pessoas é praticamente impossível de fazer. Poderá minimizar este problema, tentando fazer este tratamento personalizado no follow-up ou no acompanhamento pós Open house.

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