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          Filipa Santos Broker da Remax Maxidomus
          O que têm em comum um atleta de elite e um vendedor de topo? Mais do que imagina. Ambos dependem de disciplina, foco, resiliência e uma mentalidade orientada para a superação de limites. Descubra neste artigo como as estratégias que levam ao sucesso no desporto podem inspirar o desempenho excecional no mundo das vendas.
          Leia este artigo em 8 minutos de leitura.
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          Filipa Santos Broker da Remax Maxidomus
          Num mundo cheio de distrações, Mindfulness oferece uma forma poderosa de se focar no momento presente, reduzindo o stresse e aumentando o bem-estar. Neste artigo, procuro explorar como a prática da atenção plena pode melhorar o seu foco no trabalho e fortalecer suas relações pessoais.
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          Filipa Santos Broker da Remax Maxidomus
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Filipa Santos Broker da Remax Maxidomus
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O marketing olfativo na venda de uma casa

Quando se fala em vender uma casa, todas as estratégias que aceleram e maximizam uma venda são importantes. Não se esqueça que o marketing olfativo é importante quanto objetivo é influenciar a parte emocional e bem estar do cliente.

Neste artigo vamos abordar a temática do marketing olfativo, que é um dos elementos que faz parte do marketing sensorial.

Antes de entrarmos no marketing olfativo, vamos explorar um pouco o que é o marketing sensorial.

Ao estimular positivamente os sentidos de uma pessoa; tato, olfato, paladar, visão e audição, criam-se maiores possibilidades, de fechar negócios e gerar resultados.

Durante o processo de compra de um imóvel, existem formas complexas e importantes que farão toda diferença na decisão da compra. Tenha em atenção que poderão não ser só os acabamentos da casa, a área das suas divisões, ou a disposição solar que vão contar para o cliente.

Já ouviu falar em marketing sensorial?

De forma resumida o marketing sensorial pode definir-se como uma estratégia que tem o objetivo de estimular os cinco sentidos do corpo humano.

Quando trabalhos de forma eficiente, cada um dos sentidos irão contribuir para criar a atmosfera ideal para o sucesso de uma venda.

Os sentidos a trabalhar na venda de um imóvel

O olfato, a visão e a audição, por exemplo, poderão ser na venda de um imóvel os sentidos a ter mais atenção na maneira como serão estimulados, despertando a necessidade em fazer a compra a partir de estímulos capazes de causar bem-estar, desejo e impulso (positivamente falando).

Eles deverão ser desenvolvidos em conjunto — trabalhando com todos os sentidos de forma holística — ou separadamente, ao selecionar ou destacar os que fazem mais sentido dentro das possibilidades de cada negócio.

Marketing olfativo

Qual é a importância do marketing olfativo para a venda de uma casa?

Sabemos hoje em dia que marketing olfativo – é realmente importante quando queremos ter sucesso num negócio imobiliário. Esta variante do marketing tem como objetivo influenciar o estado emocional dos clientes.

A realidade é que o marketing olfativo já é trabalhado por algumas empresas há muitos anos. Quem nunca entrou num espaço cujo aroma lhe despertou determinadas sensações? E não foi por acaso.

Quem já foi a uma daquelas mercearias antigas cheias de queijos regionais, sabe do que falo. Inicialmente são estimulados os sentidos da visão e do olfato e por fim o paladar. Quando o empregado nos dá um bocado de queijo a experimentar, qual é a consequência: se pudermos trazemos os queijos todos.

Voltando para o imobiliário, o que importa reter é: o marketing olfativo é um poderoso aliado que pode ajudar o cliente a interpretar o espaço e a imaginar-se a viver nele.

Como surgiu o marketing olfativo?

O início do marketing olfativo é atribuído a Mark Pelitier no final dos anos 70, quando teve a ideia de associar estrategicamente certos aromas a espaços interiores, e criou a sua empresa Aromasys com o lançamento do seu primeiro difusor.

Nos casinos de Las Vegas, teve os seus primeiros clientes, que tinham de resolver o problema do cheiro do tabaco. Como os casinos estavam diretamente ligados aos Hotéis, rapidamente esta solução se alastrou aos lobbies dos hotéis.

Nesta época, também Philip Kotler (um estudioso do marketing) já falava do marketing olfativo como sendo uma importante ferramenta para estimular a compra.

Desde os anos 80, que nos EUA esta estratégia alargou-se às principais lojas e espaços comerciais.

No final da década de 90, o Dr. Dr. Alan Hirsch, fez os primeiros estudos científicos que estudavam os efeitos do marketing olfativo nas tendências de consumo. Estes estudos e outros feitos posteriormente, mostravam que os aromas tinham uma influência direta no aumento do consumo.

Atualmente, o marketing olfativo é identificado como uma parte importante do marketing sensorial, sendo utilizado em múltiplas situações… Inclusive no ramo imobiliário.

Como pode o marketing olfativo ajudar a vender casa mais rapidamente?

Rapidamente o marketing olfativo também chegou ao setor imobiliário, sendo um importante contributo para ajudar a vender um imóvel mais rapidamente.

Quando um cliente visita um imóvel, de um modo geral, não tem nenhum tipo de afinidade com o espaço. É importante o trabalho do consultor, para que a experiência seja a melhor possível para o cliente, oferecendo-lhe sensações e emoções positivas.

Se por um lado, o home staging tem o objetivo de ajudar o cliente a visualizar melhor as divisões da casa, imaginando-se a viver nelas, a aromatização é um complemento importante, no estímulo emocional de bem estar, ajudando a criar uma maior propensão à compra.

O objetivo é o cliente sentir-se com se já estivesse em sua casa.

3 Dicas: Como perfumar um espaço e tornando-o mais atrativo para os clientes?

Depois de ler acima as informações sobre o marketing olfativo, vamos passar à ação: como preparar um imóvel para receber visitas de clientes.

A realidade é que vender um imóvel novo ou usado, apresenta diferentes desafios no que aos aromas do espaço diz respeito.

1. Eliminar todos os maus odores

Imóvel novo:

Normalmente quando um imóvel novo acaba a sua construção, entram em ação as empresas de limpeza, deixando o espaço perfeitamente limpo. Estas limpezas eliminam os cheiros típicos da construção, mas alguns odores resultantes de uma construção nova, oriundos das madeiras, tintas, pavimentos etc, embora possam não ser necessariamente desagradáveis, tendem a persistir no ar.

Imóvel usado:

Os imóveis usados podem colocar maiores desafios na eliminação dos odores. Se houver por exemplo fumadores, problemas de humidade, de canalização ou animais de estimação, estes problemas podem ser mais difíceis de resolver.

Normalmente, as divisões interiores como os sótãos ou caves são mais problemáticas, por isso, é importante identificar as fontes dos maus cheiros para poderem ser posteriormente eliminados.

Na preparação do imóvel para vendê-lo, antes de dar início às visitas com clientes, faça uma limpeza geral. Deverá ser feita uma limpeza a fundo em todas as divisões (se necessário uma pintura geral) e trate de todos os têxteis do imóvel (cortinas, tapeçaria e almofadas) que retêm muitos odores. A casa deverá ser bem arejada e utilizados produtos de limpeza de qualidade que eliminem os odores.

2. Escolha um método de difusão aromática apropriado

Após uma boa limpeza geral do imóvel, deverão ser identificadas as divisões do imóvel que se irão perfumar e quais os métodos de difusão mais apropriados. Existem várias alternativas que pode recorrer como:

  • Velas de cheiro (criam normalmente uma atmosfera mais envolvente)
  • Difusores
  • Sachês
  • Micados
  • Ervas aromáticas.

3. Escolha o aroma certo

A ultima fase do processo é escolher o aroma adequado, que é fundamental para proporcionar as melhores sensações a um potencial cliente.

Não se esqueça de escolher sempre um aroma apropriado ao imóvel que está a tentar vender. Vender uma casa próxima do mar é muito diferente de vender uma casa no meio das montanhas, ou num centro urbano. Se não temos informações sobre os gostos de um determinado cliente, o sitio onde esse cliente procura um imóvel pode dar-nos informações do que ele espera encontrar, por isso ir buscar cheiros e odores da natureza desses locais poderá ser uma boa estratégia.

Algumas das opções mais usadas no campo do marketing olfativo são:

Citrinos: este aroma dá-nos uma leve e doce nota olfativa ao espaço, remetendo a destinos tropicais e dias de sol e de calor. Dada a sua intensidade é importante escolher uma fragrância de boa qualidade. A escolha de óleos essenciais, são uma opção natural que funciona na perfeição.

Ervas aromáticas: esta opção dá algum trabalho mas é inteligente, porque dota o ambiente de um aroma fresco e familiar, favorecendo visualmente o espaço, e contribuindo para a purificação do ar. Poderá facilmente fazer um jardim vertical ou horizontal, com pequenos vasos de alfazema, alecrim, tomilho ou manjericão.

Pinheiro e cedro: Estes aromas são sempre uma boa opção porque dão a sensação de se estar em contacto direto com a natureza.

Baunilha ou canela: Estes aromas transportam-nos automaticamente para aquele calor, conforto e bem estar que sentimos nas nossas casas. É uma boa opção para se usar em visitas a imóveis em dias de inverno, frios e chuvosos.

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