Portugal está na moda e prova disso é o crescimento do turismo em Portugal. Segundo o que destacou o secretário de Estado do Turismo no início de 2024, Portugal alcançou em 2023 recordes nos vários indicadores de procura turística que vale apena destacar. Atingiu-se cerca de 30 milhões de hóspedes, o que representou um crescimento de cerca de 10% face a 2019, sendo que este tinha sido o melhor ano turístico de sempre. Quanto a dormidas e receitas, atingiu-se 77 milhões de dormidas e cerca 25.000 milhões de euros de receitas, um crescimento de 37% face a 2019 e de 18,5% face a 2022.
Um mercado imobiliário resiliente
Portugal é um país periférico, localizado na parte mais ocidental da Europa, mas central em relação ao Atlântico. Claro que o ano de 2023 apresentou grandes desafios aos país e aos seus cidadãos e, é expectável que em 2024 continue a ser uma ano desafiante e exigente, com múltiplos fatores externos que diminuem a previsibilidade e a confiança dos investidores.
Mas estas ameaças fatores geradores de instabilidade são globais e, isso pode efetivamente gerar oportunidade e vantagens competitivas a um pequeno país como Portugal.
Com um óptimo clima, gastronomia, segurança e um localização longe de conflitos que persistem em continuar, Portugal também mostra uma estabilidade e valorização do investimento imobiliário factual e segura. É do conhecimento geral que cada vez mais estrangeiros, investem em Portugal, seja para viver, seja para investir.
O Turismo e o Mercado Imobiliário
Neste artigo destaco os resultados muito positivos do Turismo em Portugal em 2023 e o potencial impacto que isso poderá ter no setor imobiliário em 2024. Um país que cada vez mais atrai turistas, não só turistas de sol e praia, mas cada vez mais turistas cosmopolitas, que procuram cidades e muitos locais de interior.
No final de 2023, o Observador fez uma artigo sobre a temática de: Portugal entre os destinos mais procurados para investimento imobiliário em 2024. Neste artigo é feita uma correlação entre o turismo e o investimento imobiliário. Segundo a Savills World Research, Portugal como “um dos destinos mais procurados devido ao seu potencial turístico” e, destacam que o investimento imobiliário a nível global deverá aumentar em 2024, atingindo um pico no terceiro trimestre.
Imobiliário de luxo: Um “nicho” que atrai muito investimento.
Muito do investimento estrangeiro feito em Portugal é feito em imobiliário de luxo. Mas o que é um imóvel de luxo? Sabemos que cada casa é única e que o conceito de ambiente de luxo possa apresentar alguma subjectividade, mas existem critérios e fatores que definem uma Casa Premium. Por um lado o imóvel e as suas características intrínsecas, por outro, aspectos como a localização, vistas, etc, são fatores que podem tornar uma propriedade realmente diferenciada.
Transformar casas “normais” para luxo
Investir em imobiliário, é um investimento seguro, que em mercados como o mercado imobiliário Português oferece níveis de rentabilidade expectável muito interessante e atrativa. Transformar casas normais em luxo é um desafio, que exigem critérios de investimento mas também de know-how.
Trabalhar com Agentes Imobiliários profissionais e atualizados é uma fator crítico de sucesso, mas também reunir a equipa certa de arquitectura, designers de interiores e paisagismo, serão fundamentais, para se obter remodelações de grande qualidade e valorização, gerando valor acrescentado e atractividade do mercado.
O Mercado Imobiliário em 2024
O mercado imobiliário, não são só casas de luxo, e 2024 também nos apresenta muitos desafios e seguramente novas oportunidades também no mercado imobiliário em geral.
Depois de dois anos com subidas nas taxas de juros e o 2023 ter sido o “ano do topo nos juros desde 2008”, o ano de 2024 “começará com a Euribor a seis meses abaixo dos 4% e vários analistas prevêem que termine entre os 3,25% a 3,50%”. A concretizar-se esta evolução do custo do crédito à habitação, são efetivamente boas noticias para as famílias que necessitam de comprar uma habitação para viver. Sendo que o mercado se movimenta por tendências, quando a tendência é positiva, parece que em cadeia, mais noticias positivas aparecem.
Vamos ser optimistas e focar-nos no que podemos atingir e obter.
RE/MAX MAXIDOMUS
A RE/MAX MAXIDOMUS, está localizada em três das principais regiões de casas de luxo em Portugal: Linha de Cascais, Sintra e Lisboa – Costa de Prata – Algarve .
Nas nossas agências, irá encontrar dezenas de Agentes Imobiliários, altamente especializados em imobiliário e também em imóveis de Luxo e imobiliário em geral.
Se está a pensar em investir em propriedades de luxo ou se necessita de comprar ou vender o seu imóvel, contacte-nos!