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Fazer crescer o Networking profissional

Para quer fazer crescer o seu networking profissional, defina uma estratégia e objetivos assentes no método e na produtividade que irão ajudar-lhe a construir uma poderosa networking pessoal. Lembre-se que construir relações autênticas e consistentes ao longo do tempo é fundamental para um networking bem-sucedido.

Para potenciar o networking profissional, existem algumas práticas que é importante começar a incrementar no seu dia a dia. É fundamental definir metas claras, participar ativamente em eventos e conferências da indústria, e utilizar plataformas online, como por exemplo o LinkedIn.

Também é importante e pode ser eficaz manter contato regular e ser ativo em grupos de discussão, oferecer ajuda aos outros e participar em projetos colaborativos. Mas lembre-se que manter a autenticidade é essencial ao construir relações, demonstrando interesse genuíno e transparência sobre objetivos profissionais. Aproveitar oportunidades de mentoria, participar em atividades sociais da empresa e focar-se na qualidade das conexões são abordagens-chave para fortalecer o networking e impulsionar o crescimento profissional.

Artigo relacionado: O importância do Networking no imobiliário

Definição de Objetivos

Uma das primeiras tarefas a fazer é começar a estabelecer metas específicas para o seu networking. Claro que a sorte de conhecer pessoas por acaso também existe, mas se quer ser profissional, atue como tal, defina estratégias, objetivos e monitorize os resultados.

Lembre-se que podem existir vários tipos de objetivos quando se cria e trabalha a nossa networking. Pode ser para procurar novas oportunidades de emprego, parcerias profissionais, novos negócios, ou partilha de experiências e conhecimento entre outras.

Ter objetivos claros irá ajudar a definir critérios direcionar os esforços.

Participação em eventos e conferências

Participar em eventos e conferências poderá ser uma boa estratégia para aumentar o networking. Mas faça-o como profissional, pense antecipadamente sobre o que vai fazer, definindo ações concretas e objetivos a atingir. Abaixo poderá ver algumas dicas que podem ajudar:

  • Selecione os eventos que estejam alinhados com o setor imobiliário e as suas metas profissionais. Isso garantirá que irá encontrar pessoas com interesses e necessidades semelhantes.
  • Prepare-se, pesquise tudo sobre o evento: principais oradores, participantes e patrocinadores. Tenha um plano claro sobre quem você gostaria de conhecer.
  • Não se esqueça do seu cartão de visita fisico ou digital e distribua-os de forma estratégica durante o evento.
  • Prepare-se e se houver oportunidade faça perguntas ou coloque questões que possam ser relevantes. Seja ativo, partilhe experiências e aproveite oportunidades para se destacar positivamente.
  • Utilize plataformas como o LinkedIn para se conectar com participantes antes, durante e após o evento. Isso permite expandir a rede para além do ambiente físico.
  • Se houver grupos de discussão ou fóruns associados ao evento, participe. É uma excelente oportunidade para trocar ideias e conhecer pessoas com interesses semelhantes.
  • Esteja aberto a conhecer novas pessoas e seja proativo ao iniciar conversas. Não tenha receio de se apresentar e compartilhar o seu background profissional.
  • Envie e-mails de acompanhamento para as pessoas que conheceu, agradecendo pela interação e propondo formas de colaboração futura.
  • Partilhe insights e destaques do evento nas suas redes sociais. Isso pode gerar mais interações e atrair a atenção de outros profissionais.
  • Se possível, ofereça-se para ser orador ou moderador em futuras edições do evento. Isso aumenta a sua visibilidade e credibilidade da sua marca pessoal na sua área.

Colabore com Outros Profissionais do Setor

No setor imobiliário existem muitos negócios que envolvem várias entidades. É por isso muito importante criar uma rede de contactos profissional que trabalhe em colaboração com brokers, consultores imobiliários, agentes imobiliários, advogados e outros profissionais relacionados com o objetivo de partilhar oportunidades, criar parcerias e concretizar negócios.

Utilize Plataformas Especializadas

A utilização de plataformas especializadas de networking pode ser uma estratégia eficaz para se conectar com outros profissionais do setor imobiliário. Além do LinkedIn, poderá explorar algumas plataformas online especializadas no setor imobiliário e que para mercados internacionais podem ser interessantes.

  • BiggerPockets: é uma plataforma internacional especializada em investimentos imobiliários, que permite conectar-se com investidores, corretores e outros profissionais relacionados ao mercado imobiliário.
  • Zillow Premier Agent: Se está envolvido na área de mediação imobiliária, considerar a adesão ao Zillow Premier Agent pode oferecer oportunidades de networking internacional com potenciais clientes e outros agentes imobiliários.
  • Grupos no Facebook, como “Fórum Imobiliário Portugal”, podem ser locais úteis para networking, discussões e partilha de conhecimentos sobre o mercado imobiliário em Portugal.
  • Meetup – Networking Imobiliário em Portugal: Poderá utilizar a plataforma Meetup para encontrar eventos locais de networking imobiliário em Portugal. É mais uma maneira de conhecer outros profissionais na sua área de atuação.

Partilhe Conhecimento e Experiência

Partilhar conhecimento e experiência é uma estratégia importante para fortalecer a sua presença no setor imobiliário e construir relacionamentos sólidos. Poderá criar o seu blog onde poderá escrever sobre tendências do mercado imobiliário, dicas para compradores e vendedores, ou experiências pessoais, mas também partilhar conteúdo valioso que podem atrair a atenção de outros profissionais e potenciais clientes.

Use as redes sociais como o LinkedIn, Instagram e Twitter para partilhar atualizações, artigos interessantes e insights relevantes sobre o setor imobiliário. A participação ativa nas redes sociais aumenta a visibilidade e atrai a atenção da comunidade.

Poderá organizar webinars ou workshops online sobre tópicos específicos do setor imobiliário. Isso não apenas demonstra o seu conhecimento, mas também oferece uma oportunidade para interação e networking com participantes.

Partilhe casos de estudo de transações imobiliárias bem-sucedidas que esteve envolvido. Destacar os seus sucessos pode atrair a atenção de colegas e potenciais clientes.

Estabeleça Relações com Outros Segmentos do Setor

Não se restrinja apenas a criar uma redes de contactos dentro da área imobiliária. Construa relações com advogados especializados em propriedades, peritos avaliadores, empreiteiros, decoradores, investidores, especialistas em financiamento e muitos outros profissionais relacionados com a sua área.

Invista na sua marca pessoal

Valorizar a sua marca pessoal como agente imobiliário é essencial para se destacar no mercado. Invista numa identidade visual profissional, mantenha uma presença ativa nas redes sociais com conteúdo relevante, destaque as suas especializações e ofereça um serviço ao cliente excepcional. Construa parcerias estratégicas, participe em eventos locais e demonstre compromisso com formação contínua e foco no cliente. Responda eficientemente às solicitações online e solicite testemunhos de clientes satisfeitos. Ao criar uma imagem consistente e autêntica, estará a fortalecer a sua marca pessoal e a construir relações duradouras no setor imobiliário.

Artigos relacionados: O poder da marca pessoal no imobiliário

Artigos relacionados: Liberte o seu Poder Pessoal

Seja Proativo na Abordagem

Uma das características mais importantes de um vendedor é ser proativo, fazer mexer as coisas com a iniciativa e ir à procura daquilo que se consegue com formação, trabalho e método. Não espere que as oportunidades de networking cheguem até si. Seja proativo na abordagem de outros profissionais, apresentando-se e demonstrando interesse nas suas atividades.

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