Existem boas notícias quando analisamos os investimentos estrangeiros em projetos em Portugal. Têm vindo a crescer, e Portugal é já o sexto país europeu no que à atração de investimentos estrangeiros diz respeito, e fica à frente países como a Itália, Polónia, Bélgica e Irlanda.
Recentemente a multinacional Ernest & Young disponibilizou os dados de um inquérito de atractividade EY Attractiveness Survey Portugal e competitividade do Leste, Centro e Sul da Europa. Destaca-se que Portugal ganhou 2 lugares nos países onde aumentou o investimento estrangeiro.
Este estudo posiciona Portugal na sexta posição na atractividade de projetos com investimento estrangeiro.
Em 2022 foram anunciados 248 projetos de investimento, o que indica um aumento de 24% em relação ao ano anterior, e mostra a tendência de crescimento nacional para a captação de investimento. Portugal continua a destacar-se pela sua resiliência, no atual contexto económico, social e energético muito desafiante. Este estudo feito pela EY, fala da vantagem competitiva do Leste, Centro e Sul da Europa, e respetivo potencial que pode representar para Portugal, continuar a posicionar-se e criar cada vez mais e melhores condições de atractividade de investimento,
Em 2022, na Europa, a França, Reino Unido e Alemanha, encontraram-se nos lugares cimeiros de atração de investimento em projetos anunciados, com um crescimento de cerca de 1% face ao período homologo, sendo que a nível mundial verificaram-se 5962 projetos
De destacar que, em 2021 já se tinha registado um crescimento de 5%, com 5.877 projetos.
Numa estratégia de crescimento, existe o objetivo de continuar a estabelecer ou expandir operações na Europa no próximo ano, em 67% das empresas inquiridas, onde se identificou vários setores: químico, farmacêutico e da indústria de serviços, como aqueles que mais se destacam.