Por mais que queiramos acreditar que a tecnologia é a grande culpada do desaparecimento de algumas funções profissionais e empresas, e podemos assumir que até pode existir alguma veracidade nesta afirmação, no caso do ramo imobiliário, não será a tecnologia que irá afetar um consultor. O problema é na generalidade das vezes interno, e parte de dentro de cada consultor, com a resistência à inovação e a recusa à evolução. Verifica-se com esta atitude, o prejudicar na oferta de um maior valor acrescentado a si próprio, aos clientes e à comunidade, tornando-se desatualizado em relação à concorrência e tornando-se menos competitivo.
Modelos de Negócio no Imobiliário
Vemos regularmente empresas no setor imobiliário a adotarem modelos de negócio e estratégias direcionadas e focadas apenas nos produtos e transações dos imóveis. Sendo este um mercado muito agressivo e competitivo, é importante haver uma evolução com foco em duas frentes muito importante: Continuar a evoluir o foco no produto e na transação que geram o cash flow para o dia a dia, e apostar cada vez mais na qualidade dos serviços e na relação de confiança com os clientes, que assegura o futuro.
Na Maxidomus, estamos conscientes da evolução natural que o mercado tem vindo a fazer. É por isso que procuramos estar na linha da frente nas boas práticas do mercado imobiliário. Temos vindo a reforçar continuamente o foco no produto, mas paralelamente queremos evoluir cada vez mais, na relação de qualidade e confiança que estabelecemos com os nossos clientes.
Toda nossa experiência, know-how e expertise, apoiada por uma marca com reconhecimento como a RE/MAX, só gera valor acrescentado aos nossos clientes, se lhes prestar serviços de qualidade e que vão ao encontro das suas necessidades reais.
A construção de relações confiança e conhecimento das necessidades do cliente, irão permitir-nos, que tenhamos o poder de encontrar o imóvel mais adequado, e não o que parece melhor por uma questão de qualidade do imóvel, ou pelo negócio gerado. Para nós é essencial conhecer o nosso cliente, e trabalhar lado a lado com ele e, só iremos estar satisfeitos quando encontrarmos o negócio perfeito para o cliente.
Os desenvolvimentos e automatização de processos
A evolução do mundo imobiliário depende das ferramentas que uma empresa e marca tem ao seu dispor, e, portanto, a procura e promoção imobiliária é essencial neste ramo, atualmente estes dois processos são altamente influenciados pelas tendências e hábitos de consumo e tecnológicos.
A realidade virtual, visitas em vídeo, decorações através de ferramentas 3D online, social media, as ferramentas para gravar e captar imagens e vídeos, etc, ao nosso alcance estão sempre a evoluir e cada vez de forma mais rápida. Há cerca de 15 anos era impossível ter uma perceção de uma cozinha até estar construída, mas hoje, através de inúmeras ferramentas podemos simular as medidas, os materiais, os eletrodomésticos, testar luminosidade, e tudo isto, num curto espaço de tempo.
Além disso, a partilha facilitada de imóveis através de plataformas online tornou o mercado complexo e um labirinto, é por isso que ter a ajuda de um consultor é seguramente um fator diferencial na venda, ou no processo de encontrar o imóvel perfeito para si.
Negociação dos Imóveis
Com a evolução tecnológica, as ferramentas de previsualização e anúncios de imóveis não foram as únicas coisas a progredir, os métodos de negociação, financiamento e pagamento, também têm vindo a passar por um processo revolucionário, existindo variados meios de negociação, desde Web3 e tecnologia Blockchain através de NFTs, DeFi, Criptomoedas e DAOs.
Esta evolução, tem o objetivo de permitir transações financeiras cada vez mais rápidas, seguras e transparentes, facilitando a experiência positiva e eficiente dos consumidores.
Serviço único e de excelência
Refletindo sobre o presente e o futuro do setor imobiliário, verifica-se uma crescente e rápida necessidade dos consultores se adaptarem à tecnologia e evolução ao seu dispor, reinventando-se a eles próprios, com o objetivo de simplificar cada vez mais a sua vida e a dos seus clientes, tornando a compra e a venda de um imóvel, uma experiência positiva e que facilite a vida do cliente.
Ser consultor imobiliário em 2023 é muito mais do que publicar e mostrar imóveis.
Cada vez mais os clientes são exigentes e procuram soluções concretas para as suas vidas. Não têm tempo a perder e querem trabalhar com os melhores.
O uso da tecnologia e as ferramentas digitais, pelos consultores imobiliários, deve ser visto como boas práticas e ganhos de eficiência no processo de interação com o cliente, potenciando a comunicação e, ajudando na oferta de um serviço de excelência no apoio e acompanhamento.
Na Maxidomus, temos o objetivo entregar a cada cliente um serviço único e de excelência. Procuramos estabelecer relações profissionais e de confiança, no cumprindo de prazos e alcance dos objetivos estabelecidos com cada cliente.