Longe vai o tempo em que o papel do hard selling no Marketing digital ditava as regras. Uma comunicação muito objetiva, a incitar diretamente à ação e à venda.
Hoje em dia, a importância de envolver os sentimentos e emoções nos negócios, criando relações sustentáveis de confiança entre pessoas, é a chave para efetivar negócios sólidos, duradouros e estáveis. Esta técnica, baseada no estabelecimento de relações de confiança que conduzem à venda, tem ganho muitos adeptos e é amplamente utilizada.
O grande objetivo é estabelecer relações de qualidade com os clientes, existindo uma grande consciência do papel da comunicação. Comunicar de forma efetiva e com qualidade, é o que se traduz efetivamente em sucesso e volume de vendas.
Atualmente o consumidor liga-se a marcas que falem consigo, que se relacionem de forma autêntica, com coerência e com empatia.
O papel do Social Selling:
Para dar uma ajuda a este soft selling, aparece aquilo a que se chama o Social Selling. Este poderoso aliado, aparece ligado a uma realidade muito atual: a era digital. O objetivo é estabelecer relações de significado com os clientes e potenciais clientes, comunicando com eles de variadas formas. Assim, as marcas existem se os consumidores se ligarem a elas, as partilharem e interagirem com elas, mostrando que estão satisfeitos, que lhes faz sentido e passando isso para várias outras pessoas. A interligação dos meios também é um ponto importante: a navegabilidade entre sites, redes sociais, emails, whatsapp, por exemplo, faz com que seja muito fácil interagir, seja de que forma for, facilitando a própria relação entre o cliente e a marca.
A sua aplicação ao Imobiliário
Quando concretiza um negócio e vai de encontro às reais expetativas do seu cliente, está a gerar um valor que vai muito para além da venda em si. Está a concretizar no seu cliente as emoções e sentimentos que a conclusão do negócio lhe desperta. Se um cliente está feliz porque aquiriu um imóvel numa zona tranquila, com boa exposição solar, perto da praia; proporcionou ao seu cliente a possibilidade de ele transmitir, não só que comprou a casa que necessitava e queria, mas o que essa casa lhe permite sentir.
Esta situação gera um valor acrescentado que vai permitir a sua partilha a outros potenciais clientes e a ser novamente procurado, caso este mesmo cliente necessite de si novamente.
O estabelecimento de relações sólidas, de confiança e de empatia com os seus clientes são muitíssimo importantes. Existem variadas formas de o fazer, entre as quais se pode destacar:
Storytelling
Conte a sua história! Seja autêntico. Nada é mais genuino do que o seu percurso, como começou o seu negócio, quais são as suas maiores competências, a sua Marca Pessoal. Selecione a informação que quer passar aos seus clientes, por exemplo através de um vídeo. Use testemunhos dos seus clientes e conte a sua história com eles;
Social Media
Faça um plano dos conteúdos que quer trabalhar nas suas redes sociais, estabelecendo quando quer comunicar e o quê. Seja uma voz única e coerente, comunicando na mesma linha em todas as redes sociais, mas adaptando o seu discurdo de acordo com cada público. Tenha em atenção o tipo de conteúdos, pois os mesmos devem transparecer a sua essência e serem úteis à sua comunidade;
Customer Journey
Cada cliente é único e especial e deve ser tratado como tal. Personalize a comunicação com cada um dos seus clientes. Crie confiança, cumprindo prazos e o que promete. Seja criativo e surpreenda, conte histórias e desperte emoções positivas! Quanto melhor for a qualidade da sua comunicação e maior for a ligação que estebelece, maior será a confiança e a satisfação que propociona aos seus clientes. E lembre-se sempre que, nos dias de hoje os cliente são cada vez mais exigentes, por isso não se limite a ser profissional o quanto baste, seja a 200%.